Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024

Prisão de Lula? "Impeachment" de Dilma? Novas bombas: Detoná-las ou desarmá-las?

Publicado por Leonardo Sarmento
há 9 anos

Denúncias feitas por ex-sócios da Petrobras ao Ministério Público e veiculadas pelo Jornal da Band, da TV Bandeirantes, apontam que Lula e Dilma teriam conhecimento a respeito da compra de uma petroquímica pelo triplo do preço, quase R$ 3 bilhões de reais além do correspondente na Bolsa de Valores. Segundo o empresário que protagoniza a denúncia, Paulo Roberto Costa estaria sob o comando de Lula, sendo o seu “operador”, assim como Dilma Rousseff. Lula teria, ainda, debochado da Justiça, afirmando que “Poder Judiciário não vale nada. O que vale são as relações entre as pessoas”. Lula, em verdade, parece sentir-se agasalhado por uma blindagem que o transformaria em um Super-Homem e nestes termos estaria acima da justiça dos homens.

Nesta senda, a depender das provas carreadas ao Ministério Público, temos mais uma causa suficiente para o pedido do impeachment de Dilma Rousseff e para o pedido de prisão de Luiz Inácio Lula da Silva. Está na hora do Ministério Público demonstrar que sua independência insculpida nos lindes da Carta republicana de 1988 não encontra barreiras implícitas de ordem política, mas sim que o Ministério Público é um fiel efetivados das normas constitucionais e não prevarica em suas funções ministeriais quando sofre pressões.

Lula, conforme dispusemos em artigo precedente, nega-se a depor junto à Polícia Federal à respeito de outros inquéritos abertos e mantidos sob sigilo, que sob o controle do Governo Federal, sem a independência funcional que conta o MP, recalcitra usar da coerção no objetivo de ouvi-lo.

Novamente, conforme já interpretamos também em artigo anterior, novamente integralmente aplicável a Teoria do Domínio do fato, tanto em relação ao ex-presidente como em relação a atual mandatária para que respondam na esfera penal.

Sobre Teoria do Domínio do Fato:

Trata-se de uma elaboração superior às teorias até então conhecidas, que distingue com clareza autor e partícipe, admitindo com facilidade a figura do autor mediato, além de possibilitar melhor compreensão da coautoria. Essa teoria surgiu em 1939 com o finalismo de Welzel e sua tese de que nos crimes dolosos é autor quem tem o controle final do fato. Mas foi através da obra de Roxin, Täterschaft und Tatherrschaft inicialmente publicada em 1963, que a teoria do domínio do fato foi desenvolvida, adquirindo uma importante projeção internacional, tanto na Europa como na América Latina.

Após decorridos anos, Claus Roxin reconheceu que o que lhe preocupava eram os crimes cometidos pelo nacional-socialismo. Na ótica, do então jovem professor alemão, “quem ocupasse uma posição dentro de um chamado aparato organizado de poder e dá o comando para que se execute um crime, tem de responder como autor e não só como partícipe, ao contrário do que entendia a doutrina dominante na época”.

Para quem concebe traços neossocialistas na ideologia petista, concebida via Foro de São Paulo e implementada na América Latina, eis uma coincidência histórica com pontos ideológicos que podem coincidir com o espeque de criação da Teoria do Domínio do Fato.

Nem uma teoria puramente objetiva nem outra puramente subjetiva são adequadas para fundamentar a essência da autoria e fazer, ao mesmo tempo, a delimitação correta entre autoria e participação. A teoria do domínio do fato, partindo do conceito restritivo de autor, tem a pretensão de sintetizar os aspectos objetivos e subjetivos, impondo-se como uma teoria objetivo-subjetiva. Embora o domínio do fato suponha um controle final, “aspecto subjetivo”, não requer somente a finalidade, mas também uma posição objetiva que determine o efetivo domínio do fato.

Autor, segundo essa teoria, é quem tem o poder de decisão sobre a realização do fato. Mas é indispensável que resulte demonstrado que quem detém posição de comando determinou a prática da ação, sendo irrelevante, portanto, a simples “posição hierárquica superior”, sob pena de caracterizar autêntica responsabilidade objetiva. Assim, caem por terra os argumentos garantistas, porém casuísticos e oportunistas de que estar-se-ia concebendo uma responsabilidade objetiva. Argumentos que tentam trazer a discussão a presunção de inocência, que em nada estaria sendo aviltada.

Autor, enfim, é não só o que executa a ação típica, como também aquele que se utiliza de outrem, como instrumento, para a execução da infração penal (autoria mediata). Como ensinava Welzel, “a conformação do fato mediante a vontade de realização que dirige de forma planificada é o que transforma o autor em senhor do fato”. Porém, como afirma Jescheck, não só a vontade de realização resulta decisiva para a autoria, mas também a importância material da parte que cada interveniente assume no fato.

Não fosse assim estar-se-ia negando o direito penal da culpabilidade, e adotando a responsabilidade penal objetiva, aliás, proscrita do moderno direito penal no marco de um Estado Democrático de Direito, como é o caso brasileiro. Em outros termos, para que se configure o domínio do fato é necessário que o autor tenha absoluto controle sobre o executor do fato, e não apenas ostentar uma posição de superioridade ou de representatividade institucional, como se chegou a interpretar na jurisprudência brasileira. Ou, nas palavras do próprio Roxin, verbis: “Quem ocupa posição de comando tem que ter, de fato, emitido a ordem. E isso deve ser provado”. Ou seja, segundo Roxin, é insuficiente que haja indícios de sua ocorrência, aliás, como é próprio do Direito Penal do fato, que exige um juízo de certeza consubstanciado em prova incontestável. Nesse sentido, convém destacar lição elementar: a soma de indícios não os converte em prova provada, ou como se gosta de afirmar, acima de qualquer dúvida razoável. A eventual dúvida sobre a culpabilidade de alguém, por menor que seja, é fundamento idôneo para determinar sua absolvição.

A Teoria do Domínio do Fato reconhece a figura do autor mediato, desde que a realização da figura típica, apresente-se como obra de sua vontade reitora, que é reconhecido como o “homem de trás”, e controlador do executor, como se conceberia para os casos de Dilma e Lula. A Teoria do Domínio do Fato tem as seguintes consequências:

1ª) a realização pessoal e plenamente responsável de todos os elementos do tipo fundamentam sempre a autoria

2ª) é autor quem executa o fato utilizando a outrem como instrumento (autoria mediata)

3ª) é autor o coautor que realiza uma parte necessária do plano global (“domínio funcional do fato”), embora não seja um ato típico, desde que integre a resolução delitiva comum.

O âmbito de aplicação da teoria do domínio do fato, com seu conceito restritivo de autor, limita-se aos delitos dolosos. Somente nestes se pode falar em domínio final do fato típico, pois os delitos culposos caracterizam-se exatamente pela perda desse domínio.

Sobre impeachment:

Por já havermos discorrido de forma exaustiva em dois recentes artigos sobre todo o procedimento legal do processo de impeachment, não seremos repetitivos tornando a abordá-lo. Assim que remetemos o leitor aos artigos, deixando o título de um deles para facilitar a consulta: “Quem Dilma indicará como novo ministro do STF? O processo de impeachment e abordagem crítica”.

Havemos de firmar, que para o caso da presidente Dilma Rousseff aplicar-se-ia o art. , 3 e 7 da Lei 1079/50, que Define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento.

Por último esclarecemos que, já existem inúmeros pedidos de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, com fundamentos robustos para que o Congresso aprecie, mas como já salientamos que o Governo (PT e aliados, como o PMDB, que ocupam as presidências da Câmara e do Senado) refletem a maioria apta a engavetar cada pedido que não atenda aos interesses do Governo. Finalizamos dizendo de Fernando Collor de Mello teve seu mandato cassado pelo Congresso Nacional a partir de material comprobatório de muito menor densidade, que capitulava desvios de conduta indubitavelmente de menor gravidade que os apresentados pelo Governo de Dilma Rousseff e seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva.

E o que fez o processo de impeachment de Collor não ser arquivado, mas ao contrário, cassarem seu mandato e os de Lula e Dilma restarem sumariamente arquivados, esquecidos? Collor sofria de crise de representatividade, pertencia a um partido nanico, sem força para lhe oportunizar governabilidade. A mídia insuflou e o povo saiu às ruas. Assim que já dissemos e reforçamos: a sociedade cumpre papel fundamental nos rumos futuros deste país. Contra Collor à época havia muito menos do que já houve contra Lula e há contra Dilma enquanto Presidentes da Republica, e à época, não se falava em "golpe" como os partidários do Governo bradam hoje, ainda que o impeachment se proponha em respeito aos termos da Constituição. Collor, aos desavisados, sofre processo de "impeachment", e assim que soube que seu mandato seria cassado renunciou,. Mas como o processo já estava aberto teve seus direitos políticos cassados por 8 anos (mantendo-se os efeitos do impeachment).

Segue meu mais novo artigo:

http://leonardosarmento.jusbrasil.com.br/artigos/166365641/reforma-política-recall-politico-controle...

  • Sobre o autorProfessor constitucionalista
  • Publicações222
  • Seguidores5704
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações135567
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/prisao-de-lula-impeachment-de-dilma-novas-bombas-detona-las-ou-desarma-las/165572262

Informações relacionadas

Concurseiro Legal
Artigoshá 8 anos

Carnaval é no Bloco... de Notas?

Consultor Jurídico
Notíciashá 18 anos

Advogado que quer impeachment de Lula recorre ao STF

Depois do carnaval

Amorim Sangue Novo, Jornalista
Notíciashá 9 anos

Lulinha diz não ser dono da Friboi e interpela judicialmente, Paulo Altomani, prefeito de São Carlos

Rafael Rocha, Advogado
Artigoshá 5 anos

O ex-juiz Sérgio Moro cometeu lawfare contra o ex-presidente Lula?

483 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Impedimento, sem provas, com base em um depoimento? Isso tem cara de golpe de estado. continuar lendo

É sempre assim:

A Veja, Band e Globo são a nova PF no Brasil continuar lendo

Tem cara, tem cheiro e age como Golpe... É GOLPE! continuar lendo

O amigo não leu o artigo por certo. Caso houvesse feito , saberia que há vários pedidos de impeachment, com fundamentação mais ampla do que no caso Collor, mas que não vão adiante devido a força política do governo, que tem aparelhado diversos institutos de correição, além de grande base aliada. continuar lendo

ladrão de galinha vai para a cadeia com base em depoimento continuar lendo

O Brasil tem mesmo muito que evoluir, principalmente politicamente... Digo ainda, continuar evoluindo...
A oposição saiu para impeachment, a qualquer custo!!!! Como a mídia consegue colocar um trabalho de investigação contra a corrupção como se a corrupção estivesse surgindo agora? Essa corrupção não é de hoje. Não é de hoje que as empresas usam o setor público para enriquecer ilicitamente, corrompendo agentes públicos, os que têm o caráter vacilante.
Oh!!! Como gostaria que a Polícia Federal tivesse a autonomia que tem hoje: de 2003 a 2014, foram mais de 2000 (duas mil!!!) operações, antes disso, desde o ano de 1990, apenas 48 (quarenta e oito!!!). Como gostaria que o Ministério Público tivesse um Procurador-Geral da República independente, que não fosse conhecido como Engavetador-Geral da República. Ahh se essas instituições trabalhassem como trabalham hoje na época das privatizações, na época que a Petrobras estava aos cacos, tendo vazamentos frequentemente, e quase foi privatizada....
Como gostaria que as pessoas soubessem que a cada 0,5 pontos de juros que aumenta, é mais de 6 bilhões que o Brasil paga para o capital financeiro... que vem só para especular, e ajudar a destruir a produção industrial nacional... continuar lendo

Penso o mesmo. Tenho imensa consideração pelos escritos do autor mas me parece ter forçado a interpretação por vontade pessoal, apesar de citar um dos autores que compuseram a referida teoria que afirma necessitar de "prova inconteste"; ora, o dia que um testemunho -possibilidade de falar o que lhe convir- for prova inconteste não tenham dúvidas, voltamos ao tempo da Inquisição e similares. Agora, se acharem documentos que foram feitos pelas pessoas sob suspeita no artigo, aí sim poderemos falar de prova (s) inconteste (s). continuar lendo

Leonardo obrigada, um comentário curto e cheio de verdade. A democracia espera que os perdedores saibam perder e ao faze-lo apresentem propostas, programas e não um "disse me disse" , que usem a lei para punir quem deve ser punido, seja quem for, mas sempre dentro dos critérios da legalidade. Os "perdedores" na verdade deveriam ver que o País é um só , não existem vencedores ou perdedores, existe sim um projeto que venceu a falta de outros projetos com o mesmo impacto social. continuar lendo

O maior golpe de Estado deu Lula e Dilma ao ludibriarem a maioria dos analfabetos para conseguirem chegar ao poder político máximo da nação e promover um desfalque bilionário, com resultados tão nocivos que se continuar por um ou dois anos o Brasil vai à bancarrota e ficar em pior situação do que a miserável e insolúvel Grécia. continuar lendo

Colega, sugiro que releia o excelente artigo do Professor Leonardo Sarmento. Dá-se um Golpe quando, injustificadamente, sem fundamentação alguma, tira-se um governante do poder. Como bem diz o Professor , "...já existem inúmeros pedidos de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, com fundamentos robustos para que o Congresso aprecie." continuar lendo

Golpe senhores, é não responder pelo crime de responsabilidade com a conivência da maioria parlamentar e o Ministério Público nada fazer... A não ser omitir-se diante da prática usual de governo (anos após anos) de juros usurários e tributos escorchantes contra o contribuinte! Onde estarão os recordes de arrecadação senhores? Na energia elétrica ou na construção de represas? Em arenas futebolísticas? Tenham a paciência e procurem ler um pouco mais para que não se tornem idólatras ou adoradores do banditismo ou de assassinos!!!! continuar lendo

A aplicação da Teoria do Domínio do Fato pressupõe prova plena de que o suposto autor mediato tenha ciência do cometimento do crime e queira o resultado dele, atuando ativamente para isso, ou pelo menos, que, estando ciente do crime, e podendo impedi-lo, não o faça, permitindo deliberadamente a locupletação ilícita de outrem.
A não ser assim, como, aliás, ficou muito claro no artigo, cairemos na respon-sabilidade penal objetiva, rechaçada por todas as culturas jurídicas minimamente civilizadas.
Isso não é difícil de entender, por óbvio.
O difícil é alguém definir o que é a prova plena capaz de suportar a aplicação da Teoria do Domínio do Fato, porque essa consideração é subjetiva e pertence apenas ao exegeta.
Penso, particularmente, que em crimes da espécie do qual se cuida, Corrupção, a prova contra qualquer gestor público há ser mais sólida que a meramente testemunhal ou proveniente de acordos de delação premiada, devido à intensidade dos interesses políticos envolvidos.
Não podemos olvidar que gestores públicos, mormente os ocupantes dos mais altos cargos da República, são muito visados por conta do poder que exercem em razão do cargo, e, portanto, susceptíveis a todo tipo de perseguição política, o que os diferencia dos cidadãos comuns, daí a diferença e maior cuidado probatório em relação aos crimes cometidos por pessoas comuns, ou “ladrões de galinha”, como alguém disse aqui.
A prova baseada em relatos, testemunhal, por isso, é temerária em casos de corrupção, sendo necessária uma prova com valor objetivo, irrefutável, tais quais, uma gravação de áudio ou vídeo, uma interceptação telefônica, um extrato de movimentação bancária irregular, o enriquecimento sem explicação, enfim, algo que possa confirmar a prova testemunhal e torná-la plena.
Sendo assim, pelo fato de, até onde eu sei, tudo que há contra Dilma, Lula e o PT serem apenas relatos de pessoas, alguns réus confessos, desesperados e sob acordo de delação premiada, empresários e gestores menores envolvidos comprovadamente em escândalos de corrupção, não havendo qualquer prova concreta, não acredito na prisão do Ex-presidente Lula ou no impeachment da atual presidente, a não ser, neste último caso, não por conta de qualquer ato de corrupção provado, mas sim de meros rumores disso, associados ao clamor popular por sua destituição, sentimento vertiginosamente crescente em decorrência do descontentamento com as medidas de austeridade econômica adotadas pelo governo Dilma, bem ao gosto e estilo neoliberal de seu oponente no segundo turno das últimas eleições. continuar lendo

Tem jeito, cara, corpo e chifres de golpe, pq é golpe. s aves de rapina não cederão enquanto não detonarem não o governo do PT, mas a Petrobras em si. Enfim, FHC , rei do tucanato, novo muso da extrema direita poderá inaugurar a sua "petrobrax" p/ entregar ao capital financeiro internacional, ganhando, é claro, fartas "migalhas" p/ seu instituto FHC continuar lendo

A conversa dos petistas é sempre a mesma, "golpe de estado", "terceiro turno,
"perdedores que não aceitam a derrota". Usam de todos os" jogos de palavras "para" jogar no lixo "tudo aquilo que já foi levantado pela Policia Federal e pela Justiça que está ouvindo os" delatores premiados ".

Todos estes" jogos de palavras "usados pelos nossos" amigos "petistas tem somente como objetivo" banalizar "todos os acontecimentos e dar forças ao" pouco caso "e à desvalorização que se faz à extrema corrupção reinante no país.
Tentam de toda maneira justificar a CORRUPÇÃO de hoje com a corrupções do passado, embora as denuncias contra o PSDB, não tenha colocado ninguém na cadeia como agora aconteceu. Para eles é como se os erros do passado pudessem justificar os erros presentes, ou até mesmo, servir como" vingança "a estes erros que, segundo eles, não foram punidos... Chutam o" cachorro morto "e imaginam que ele terá que latir...não conseguem entender que não estão" sendo vingados ", são VÍTIMAS assim como nós que não concordamos com estes desatinos, e isto só não é assim para aqueles que estão obtendo" vantagens objetivas "do atual governo.
O que podemos depriender de tudo isto é que" ELES NÃO SÃO CEGOS COMO IMAGINAMOS, POSSUEM MESMO É MÁ FÉ "!!!

Como ideia a respeito de tudo o que ocorreu com o" Mensalão e Petrolão ", bastaria fazer um parealelo com sua própria residencia, se sua família agir como uma quadrilha de ladrões estando sob sua supervisão e suas vistas, e você nada fizer, é no mínimo um chefe de família incompetente e, portanto, não deveria estar chefiando esta família, ou melhor," quadrilha.

O mais interessante é que transformam em "tucanos" "coxinhas" "elite branca" e "mauricinhos" , todos aqueles que discordam da atual situação de governo do país, e é interessante também como DEFENDEM Lula e Dilma, APESAR DE TODAS AS DENUNCIAS e até mesmo com todas as prisões dos mensaleiros e dos envolvidos no petrolão mas, conseguem CONDENAR FHC e todo o tucanato, por meras suposições, já que nem mesmo provas ou condenações existiram.
Para eles, as provas atuais são "incosistentes" , mas mesmo com a falta de provas no passado, suas simples suposições de corrupção, são mais do que provas suficientes para colocar a todos os tucanos na cadeia....só podem ser donos da verdade!!!
O que se percebe é que mesmo com toda a verdade "batendo" nas caras dos petistas, eles não conseguem, "convenientemente", enxergar. Dizer que havia um "engavetador" no época é piada pois, agora temos muitos mais e além dos engavetadores na Câmara e no Senado, também temos um STF que "não se convence", mesmo com todas as provas obtidas, e se quer aceitaram tese de formação de quadrilha....

Todo o discurso é muito claro, seus objetivos é que a ética, justiça, as razões e as verdades, sejam banalizadas. O resultado disto é que o povo se sente abandonado e completamente à merce do caos instalado, tornam-se "impotentes", e com isto, estão perdendo até a capacidade de indignar-se...de que adianta ficar indignado se não haverá ninguém nos "poderes máximos do país" a nosso favor e para nos defender??? Ninguém que tenha "força para isto" e que tome providencias a respeito de todos os absurdos que estão acontecendo diariamente. E todos sabemos que não existem herois como o "Homem Aranha", "Super Homem", "Rambo", "Mulher Maravilha", ou nem mesmo as "Tartarugas Ninjas" ou "Batman" que possam vir em nosso socorro.

A grande pergunta que ouço das pessoas que conheço e que se encontram em total "estado de desanimo" é, "quem poderá fazer alguma coisa pelo nosso país e por todos nós"??? E na verdade só existe uma resposta para todos estes questionamentos, não podemos mais contar com ninguem "investido de poder", portanto, NÓS é que teremos que agir, embora saibamos que nos falte liderança, e isto dificulta muito a organização do povo, mas teremos que fazer alguma coisa, precisamos apenas encontrar o caminho....e todos temos que busca-lo! continuar lendo

Caros amigos, vocês acreditam mesmo que "Fernando Collor de Mello teve seu mandato cassado pelo Congresso Nacional a partir de material comprobatório de muito menor densidade"?

Se acreditam, é porque não conhecem a história do Brasil, ou melhor, não querem enxergar a verdade.

Fato é que os "pedidos" de "impeachment" da Dilma têm um único motivo: não gostam dela!

Só que não gostar dela, não é motivo para impeachment meus caros.

Na verdade, eu tenho pena deste pessoal "anti-povo", "anti-democracia", que estão desesperados para tirar o PT do poder, pois eles vivem cheios de ódio, enxergam só o que querem enxergar e se acham mais inteligentes que o povo que elegeu de forma legítima a sua Presidenta. continuar lendo

A corrupção não é de hoje. É de costume. Mas e aí, deve continuar assim? Porque fulano foi corrupto o ciclano tem o direito de ser também? Eita, pensamentos... continuar lendo

Ontem foi o PSDB. Hoje é o PT. E futuramente só Deus sabe. Pode ser qualquer um. E nunca vamos punir ninguém por corrupção. Porque isso é arte defendida entre os povos. Arte justificada. Parece que é tarde para começar a punir. Estamos condenados a tolerar toda espécie de corrupção desenfreada pelo resto dos tempos, a cada dia pior, por não termos punido no passado. Por não termos feito isso a tempo. Perdemos o prazo. É assim que me sinto. E me sinto também envergonhada por argumentos absurdos. Sem palavras. Olha só onde viemos parar. Olha só a espécie que estamos protegendo e defendendo! Quem se dá bem e lucra com isso são só eles: os corruptos. O país e o povo só regride. continuar lendo

Em nosso novo artigo discorremos sobre "recall" político:
http://leonardosarmento.jusbrasil.com.br/artigos/166365641/reforma-política-recall-politico-controle-da-moralidade-competenciaelegitimidade-de-nossos-mandatarios?ref=home continuar lendo

Nosso novo artigo discorremos sobre "recall" político:
http://leonardosarmento.jusbrasil.com.br/artigos/166365641/reforma-política-recall-politico-controle-da-moralidade-competenciaelegitimidade-de-nossos-mandatarios?ref=home continuar lendo

Um depoimento não, vários depoimentos com comprovação e devolução do erário pelos delatores. continuar lendo

Luciana Carvalho ninguém aceita a corrupção pelo fato de ela não ser de hoje e ninguém tem o direito de ser corrupto por que outro outrora foi. Os corruptos e corruptores devem ser punidos conforme a lei, isso acredito que quase ninguém questione. O que se cobra é um fundamento para o impeachment, é o respeito à Constituição. O fato é que até agora não há nada concreto que sustente a prática de corrupção por parte da Presidente, o que há são depoimentos de pessoas que já estão com a "corda no pescoço" e estão desesperadas por qualquer vantagem que possam conseguir. Isso sem falar da possibilidade de perseguição política. Não devemos ignorar essas denúncias, mas também não devemos acreditar cegamente nelas. O que devemos é apurar essas denúncias e tentar achar algo concreto que as confirmem, não sair por aí achando uma desculpa para depor a Presidente.
O autor disse que há "fundamento robusto" mas não diz exatamente qual é. continuar lendo

Crime de reponsabilidade de bla bla bla.. o amigo é que nao leu direito. Nao há crime algum, apenas especulação politiqueira. Deixa eu tentar acertar.. o Sr Gilberto Ferri é Tucano!.. acertei?
Já acabou a eleição. Aceita a derrota e ponto. Voces podem fazer como os militares, apoiiem um golpe de estado,. fica até mais bonito. continuar lendo

Não tou entendendo... As próprias declarações da Dilma e depois as ações contrárias não são provas bastante de suas mentiras? Uma mentirosa declarada publicamente pode continuar Presidente do Brasil? Ou o Brasil já é definitivamente uma piada? continuar lendo

De fato, provas têm em abundância, pois o Ministério Público e os Juízes tem como apurar as provas cabíveis, através dos depoimentos das testemunhas e provas documentais. Isto é fato, não tem como questionar. A verdade, é que, os procuradores e juízes poderão ser ameaçados ou pior sendo corrompidos por muito dinheiro em jogo, pois o PT e base aliada farão de tudo para se manter no poder, custa o que custar.
Além do mais, a Carta Magna dá poderes para Deputados e Senadores através de todas as ações que já foram impetradas no Brasil afora, em relação a Ação de impeachment , no entanto, os mandatários não o fazem por estarem conivente com estas corrupção que se alastram em nosso Brasil. Então, por questão meramente de interesse político a Sra. Presidente não será intimada e processada judicialmente. Nem tão pouco, o PT vai ser extinto, pois na Constituição Federal reza que partidos políticos estão proibidos de serem subordinados a entidades estrangeiras (art 17, II, parte final da CF) , como o PT é subordinado por esta entidade: Foro de São Paulo que foi criada por LULA e Fidel Castro, para dá as diretrizes dos todos os partidos de esquerda na América Latina.
Então, não tem nada de golpe, na verdade, quem está querendo dá golpe no Brasil é o PT com toda base aliada desrespeitando a Constituição Federal Brasileira, através de conchaves e acordos para se manter no poder para sempre. Haja vista a Presidenta Dilma editou um decreto bolivariano 8.243/2014 com objetivo de dá poderes ao MST, Sem tetos, CUT, Sindicatos , a turma do passe livre e por aí vai... para este pessoal ter poderes em conjunto com o Poder Executivo à legislar, ao invés da duas casa legislativa do Congresso Nacional. Ou seja, isso aí sim é golpe. Mas, este decreto não logrou por muito tempo. Espero, que sim!!
Portanto, o projeto do PT é se eternizar no poder como todos os regimes totalitários, para isso ele fará todas as tramoias para permanecer no poder.
Se estivesse acontecendo este episódio em um país democrático, estes petralhas e base aliada já estariam em cana e seus bens expropriados pela justiça. E o LULA já estaria preso há muito tempo.
Por conseguinte, ficar discutindo teoria do Domínio do Fato para discutir quem é o autor do fato ou não, não vai levar a nada absolutamente, pois o LULA e os dirigentes do PT se acham intocáveis e que estão acima da lei. continuar lendo

Como assim sem provas? E os casos da Telemar,Gamecorp e Lulinha?Rose Noronha? Dossiê dos aloprados?Celso Daniel?Emprestimos consignados e o BMG?Correios ? E as declarações de José Dirceu feitas à Folha de São Paulo em junho de 2005, conforme segue:

"O min.José Dirceu faz saber,por meio de sua assessoria que; minha relação com o presidente (Lula) é excelente.E manda o recado pelos jornais:-" não faço NADA que não seja de comum acordo e determinado por ele ".Sou um soldado do partido e do governo.Nunca Lula tinha ficado tão exposto. Afinal o poderoso ministro-chefe da CASA CIVIL,braço direito do presidente,acusado de comandar o mensalão, diz com TODAs AS LETRAS, que fêz o DETERMINADO por ele, LULA."
Provas existem até demais, o que falta é vergonha na cara de alguns integrantes do judiciário. continuar lendo

Anderson Luiz, entendo a sua posição. Mas até onde eu saiba, a delação só é válida após sua comprovação de fato, inclusive documental. Não basta apenas o depoimento. Este deverá ser comprovado em algum momento do processo. Vamos torcer para que os delatores permaneçam vivos nesse momento da comprovação. Só o depoimento não tirará a corda do pescoço deles. De nada adiantaria só depor sem comprovar, pode ficar tranquilo e começar a desconfiar do outro lado. Se alguém disse a você que "estamos acreditando só nas palavras dos delatores", fique atento: "É MENTIRA". continuar lendo

Golpe de estado é o que o PT está fazendo com o povo brasileiro. Lula e Dilma ou são cúmplices, ou são incompetentes de não perceber tamanho rombo por tanto tempo. De qualquer forma cabe o Impeachment. continuar lendo

Não sou binário senhor Darlan Oliveira, muito menos pago por partido político. continuar lendo

Desde que Lula transformou o MST em "exército" do PT, este movimento terrorista não para de cometer crimes. Invadiu laboratórios, destruindo anos de pesquisa. Fechou rodovias. Ocupou prédios públicos. Tomou conta de bancos. O ministério da Justiça não moveu uma palha, ao contrário do que fez contra os caminhoneiros, contra quem jogou a Polícia Federal e a Força Nacional, além de uma tropa de choque da PRF.

Hoje, dois adultos e uma criança morreram após o engavetamento entre uma carreta e sete carros ter provocado uma explosão na manhã desta quarta-feira (11) no Km 110 da BR-101, perto da cidade de Itaporanga D'Ajuda, a 29 km de Aracaju. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta estava carregada com adubo, que é inflamável. A identidade das vítimas ainda não foi divulgada.

Por que o acidente ocorreu? A rodovia estava bloqueada por manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Não avisaram nada. A PRF nem mesmo sabia da manifestação. Homicídio culposo, na melhor da hipóteses. A baderna consentida pelo governo petista fez com que os veículos ficassem parados na rodovia. Segundo a PRF, a carreta não conseguiu frear quando se aproximou e atingiu sete veículos. Outros quatro foram empurrados pela colisão.

Enquanto isso, em Brasília, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo fazia ameaças veladas contra as manifestações do próximo dia 15 de março: "O governo tem essa tolerância com as pessoas que o criticam e gostaríamos muito que essas pessoas não fizessem uma ação de ódio, de raiva. Expressem suas ideias democraticamente, vamos nos tolerar". Como se a Oposição alguma vez tivesse cometido violências e crimes como o MST vem fazendo, debaixo da tolerância e cumplicidade do governo Dilma. Hoje o MST assassinou mais três pessoas. Sobre isso, Cardozo não falou nada. continuar lendo

Me parece que alguns aqui confundem o Instituto da Prova no âmbito do Ordenamento Jurídico, confundem com fofoca, falácia, e articulações midiáticas. Defendo a condenação de qualquer um que atue de forma criminosa ou incondizente com cargo que exerça, mas com base em Provas, com o devido processo, com o Direito a defesa, como manda a Lei.
Querem um impedimento com base num mandato que já acabou, o novo mandato tem apenas 3 meses, nenhum grito de impedimento, vai frustrar o grito tão recente das urnas, pois não há tempo hábil para se analisar esse novo governo. Nem mesmo o PSDB assume oficialmente apoiar um impedimento, pelo contrário, Aécio declarou que o impedimento não faz parte da agenda do PSDB o que não me parece verdade, com as declarações dos parlamentares da Bancada do PSDB e DEM que utilizaram, na sessão conjunta ontem, seu tempo de palavra pra atacar a Presidente de forma reiterada em vez de discutir as matérias em apreciação utilizando-se até falsos dados de pesquisas sem citar fonte, pesquisa essa totalmente falsa já que demonstra uma popularidade da Presidente de 7% apenas. Não precisa ser nenhum PHD em ciência política pra saber que essa pesquisa é totalmente falsa, logo, os mencionados parlamentares se aproveitam da prerrogativa de liberdade total de expressão outorgada aos legisladores eleitos. continuar lendo

O processo de impeachment é político e o governo tem força suficiente para mandar arquivar tal pedido, conforme já relatado no brilhante artigo.

Sabemos que as duas casas (Câmara e Senado) estão nas mãos do PMDB que é mais do que base de governo, é o próprio governo.

No Senado Federal o Renan Calheiros não vai mover um dedo contra a Dilma e na Câmara Federal o Eduardo Cunha não é louco de tentar fazer qualquer coisa desse tipo sem antes consultar a cúpula do partido, que conforme dito, é o próprio governo.

Quanto a uma manifestação das ruas, acho isso pouco provável por inúmeros motivos.

O primeiro deles seria os movimentos estudantis e os sindicatos estão nas mãos do PT, PCdoB, PSTU e PSOL. Os dois primeiros são aliados (PT e PCdoB) e os dois últimos fingem ser inimigos do primeiro (PT), mas é base "indireta" de apoio, basta olhar quem eram os cabeças das manifestações de junho de 2013 e vamos ver que ouve uma mudança drásticas de rumo, pois esqueceram a Dilma e direcionaram as críticas ao PSDB.

O segundo seria essa verdadeira compra de voto mensal chamado Bolsa Família, onde esses partidos acima descritos, aliado com as centrais sindicais e movimentos estudantis vão para a rua dizer que o pedido de impeachment seria um golpe contra a democracia.

O terceiro motivo seria algo de muito estranho, pois parte da mídia apóia, indiretamente, o PT, basta ver que essa reportagem e denúncia relatada em seu artigo somente foi noticiada na Band. Acho estranho que a principal rede de comunicação (a mesma que colocou o Collor no poder e depois tirou) não disse nada dessa entrevista no Jornal Nacional.

Enfim, ainda falta muita consciência política ao povo brasileiro para poder lutar contra toda essa bagunça que assola o nosso país a alguns anos ou décadas. O dia que essa consciência chegar, o povo deixa de ser marionete nas mãos de sindicatos, movimentos estudantis, mídia e assistencialismo/mensalinho. continuar lendo

Concordo com o Jorge.
Como já demonstrado pelo Dr. Ives Gandra, motivos não faltam.
É claro, contudo, que quem defende o governo atual vai querer uma gravação em vídeo da presidente aceitando dinheiro. E, se por acaso esta gravação aparecer, vai tentar anular a prova por violação de direito de imagem...
(pior é que, com um STF amigo, tudo é possível...) continuar lendo

Saiu em um certo blog sujo...

Só para te lembrar, PH, que o professor Ives Gandra Martins, que pede o impeachment da Dilma, é aquele que era sócio do ministro do Supremo Francisco Rezek. Os dois trabalharam para o Daniel Dantas na Itália, no assim chamado “inquérito italiano”, que foi arquivado. Ao mesmo tempo, o ilustre Ministro Rezek era árbitro de uma disputa do Dantas com o Bradesco.
Quem merecia um impeachment, PH ?

Em tempo3: o ilustre professor Modesto Carvalhosa, que concorda com o parecer do professor Gandra Martins, advogou para Daniel Dantas. continuar lendo

Parabéns pelo comentário. Vou rebatê-lo:

1) No caso da Dilma, que ainda é Presidente, o voto dos Senadores é nominal. Duvido que alguém, mesmo da base governista, coloque o seu nome "na reta" diante de provas quase que irrefutáveis. E quanto ao Lula, é mais fácil ainda.

2) Na "hora do vâmo vê" não tem essa de que o PMDB está ao lado do PT, que está ao lado de Fulano ou Ciclano. Se o "bicho apertar", todo mundo sai correndo, no famoso "salve-se quem puder". Não vai ter partido que sustentará algo que é contra o povo descaradamente.

3) PCdoB, PSTU e PSOL são da turma do "empurra-empurra". São os maiores agitadores nas ruas, seja a causa que for. Basta ver o que fizeram nas manifestações passadas. Mesmo contra o PT eles vão carregar a bandeira do "chega de corrupção" e convocar milhares às ruas.

4) Você quer alguém mais interessado em acabar com a corrupção do que estudantes e sindicatos? O próprio trabalhador está cansado de ser roubado e o empresário está cansado de pagar impostos e não ver resultados. O estudante? O maior "antenado" hoje!

5) O Bolsa-Família não interferirá em praticamente nada. Na pesquisa divulgada semana passada, feita com mais de 4 mil pessoas em todo o Brasil, quase 90% delas sabiam das prisões feitas pela PF. E quase 50% das pessoas acreditavam que a Dilma sabia o que estava acontecendo da Petrobras. Ainda, quase 50% agora acredita que o Governo de Dilma é péssimo ou ruim - a menor marca já atingida dentre todos os últimos Governos.

6) A mídia tem um poder abismal e com certeza apoiará qualquer atitude contra a corrupção. Você acha que o Governo é mais forte do que a Globo, o Estadão, a Folha, o Correio, o Valor etc.? Mesmo a Record! Você acha que os Bispos estão muito preocupados com quem está no Governo? Não.

Diante de tudo isso, creio que os fatos estão ao lado do povo. O mesmo acontece com a crise hídrica em São Paulo. Até quatro meses atrás, ninguém nem sabia quais eram as Bacias em SP, o que era "volume morto", o que era o Sistema Cantareira etc. Hoje, todos sabem e entendem os seus direitos. Nas próximas eleições, com certeza levarão em conta esses fatos.

A gasolina? Você acha que o sujeito que pagava $2,50 a seis meses atrás não percebe que hoje ele está pagando $3,50? Claro que sim! E depois ele vê na televisão que a Petrobras vai reduzir a exploração de petróleo e cancelas alguns contratos diante da "falta de caixa". Espere aí! Eu pago gasolina, pago imposto, vejo o dinheiro indo para o ralo e minha vida está mais cara a cada dia?! Opa! Tem coisa errada aí...

Creio que o mesmo acontecerá em relação à corrupção. Poucos sabem como é o sistema do "impeachment", quem julga, quem denuncia etc. Mas a partir do momento em que as pessoas adquirem essa noção - o que é extremamente rápido, ainda mais pela internet - tudo estará "pronto".

Abraços! continuar lendo

O que se conclui é: o Congresso está nas mãos do Governo.... hum.... será porquê??? Será que esse impolutos parlamentares nada têm a ver com as denúncias? Será que temem por seus rabos, ops, digo, cargos? Governo podre...... mas elegemos os parlamentares como se fossem heróis da Pátria. Ninguém pediu a cabeça de muitos que estão sob a condição de Réus no STF, com base na presunção de inocência. E o STF, hein? Só virtuosos? Ou são da quadrilha do Governo??? Mas... espera, cada um dos Ministros não precisa passar por uma sabatina e avaliação do Senado? Governo, Congresso, Judiciário.... e povo, nada mais são do que cúmplices. continuar lendo

Artigo novo, onde discorremos sobre "recall" político:
http://leonardosarmento.jusbrasil.com.br/artigos/166365641/reforma-política-recall-politico-controle-da-moralidade-competenciaelegitimidade-de-nossos-mandatarios?ref=home continuar lendo

Klaus, bom dia.
Votei trocentas vezes em você, mas até o sistema persegue suas falas, continuarei votando, acho que já foi, enfim.
Tenha certeza que será mais fácil a Irmã Dulce ressuscitar e ser condenada pelos seus atos de caridade do que ocorrer as fantásticas pretensões deste belíssimo post e mesmo o vosso ótimo comentário.
Batamos palmas aos dois, pois é apenas o que podemos fazer. continuar lendo

"Lula e Dilma teriam conhecimento a respeito da compra de uma petroquímica pelo triplo do preço, quase R$ 3 bilhões de reais além do correspondente na Bolsa de Valores."

Peraí, eu li isso mesmo? Um texto foi criado com título de impeachment com base nisso????

Eu já li absurdos, mas esse foi o pior de todos.

FHC vendeu a Vale por 3 bilhões e além das denúncias de corrupção o pedido de impeachment do então presidente foi arquivado na Câmara pelo seu presidente à época, o sr. AÉCIO NEVES.

Bom, a quem será que interessaria um impeachment? Ao Santo PSDB? Ahhhh ta...

ÓTIMO TEXTO... pra circular em páginas de direita, não em sites sérios como esse... continuar lendo

E olha que ele é colunista do Brasil 247 (2+4+7= 13). continuar lendo

CONCORDO PLENAMENTE. Faço minhas, suas palavras. Ainda bem que temos pessoas conscientes por aqui. continuar lendo

Se ele houvesse DADO a CVRD (hoje VALE) já seria um ótimo negócio.
A empresa era um cabide de empregos, não dava lucro e não pagava impostos.
Hoje a VALE tem mais de 100.000 empregados, o governo não paga a nenhum deles, recolhe todos os impostos e as obrigações sociais e ainda interna dólares, sem os quais não seria possível bancar algumas investidas de aumento do dólar.
Se não houvesse sido privatizada teríamos não apenas o caso do PETROLÃO como o VALÃO.
Os petistas criticam FHC mas tudo que puderam fazer (tanto de ruim como de bom) se deveu às medidas saneadoras dos governos ITAMAR e FHC.
E justamente, a medida mais importante implantada - a responsabilidade fiscal - foi frontalmente descumprida por nada menos do que a presidente da república em seu (des) governo.
Só isso seria motivo suficiente para coloca-la e a seu séquito na cadeia.

Lula se vangloriava de haver "PAGO" a dívida externa. Hoje, não só ela está novamente grande como a dívida interna (essa sim, que precisa ser paga todos os meses e anos) cresceu assustadoramente a ponto de haver séria desconfiança na estabilidade econômica da nação, não para o momento, mas para os anos vindouros, quando vencerão as obrigações que estão sendo carreadas ao tesouro hoje, para o pagamento de uma equipe megalópica que não consegue administrar nada.
É pena que Lula tenha feito tanta besteira pois, com o apoio popular que tinha, poderia ter implantado diversas reformas e não só não o fez como proporcionou que sua sucessora cometesse os desmandos a que estamos presenciando. continuar lendo

"Elbf Britto
Se ele houvesse DADO a CVRD (hoje VALE) já seria um ótimo negócio.
A empresa era um cabide de empregos, não dava lucro e não pagava impostos."

É isso que dá se informar apenas pela VEJA e pela GLOBO... temos repetidores de informação "irreal" por todos os lados... continuar lendo

Vejo que em grupos ou redes sociais as discussões são como uma arena de ataques e defesas polarizadas. Mas, infelizmente, discutir com um fanático (de qualquer ideologia) é como jogar xadrez com um pombo. Ele vai derrubar as peças, c... no tabuleiro e sair de peito estufado cantando VITÓRIA...
Qualquer político deve ser avaliado e penalizado por seus atos. Isso é apartidário. É justiça. continuar lendo

Jadson Viana, faço minhas as suas palavras. continuar lendo

Não acredito que ainda existam pessoas que não estejam vendo a grave crise que o PT nos empurrou goela abaixo.
Se o problema fosse só essa denúncia, meu caro, poderíamos dizer que você tem um pouco de razão, mas olhe os seguidos escândalos que pipocam todos os dias e verá a tamanha asneira que está fazendo ao defender essa pútrida organização criminosa que se esconde atrás de um pseudo-partido. continuar lendo

Que bom ler isto...achei que fosse a única no mundo a pensar assim. continuar lendo

Mais um que não leu o texto além das primeiras linhas... continuar lendo

Oi Elbf, voce sabia que uma das táticas do FHC e outros com o mesmo pensamento é destruir para justificar?? Explico: A CVRD não recebeu investimentos, não teve atualização tecnológica, não teve gestão, para enfim , após esvaziamento ou sufocamento, justificar a venda. Quanto a ser cabide de emprego, assunto fácil de ser resolvido se o FHC tivesse interesse em resolver; vale lembrar que vários estudos demonstram que as empresas , públicas ou privadas , tendem a ter funcionários com "QI" (quem indica) fato normal onde fica mais fácil resolver no quantitativo. Estão fazendo o mesmo sufocamento hoje com os grandes Hospitais federais do Rio o que prova que se um Governo quer destruir, destrói, ideologias à parte. Se voce não entendeu explico: há de ser ter bom senso, não esta atitude raivosa e desproporcional que coloca tudo de ruim nas costas de um único governo como se outros antes deste não tivessem cometido erros gravíssimos. O Sarney, por exemplo , é a pior praga que este País já teve mas tem o mérito de ter criado a melhor campanha de vacinação em um País continental continuar lendo

É claro, Elbf Britto, se o governo FHC houvesse DADO a Vale, assim como outras estatais, já teria sido um ótimo negócio. Vc está certo. Todavia, nenhum argumento é suficiente para convencer quem se nega a tomar conhecimento dos fatos. O PT é um fenômeno apenas pelo fato de que consegue, não sei como (!), ludibriar boa parte das pessoas, induzindo-as a um estado hipnótico. Enquanto isso, o Erário é assaltado. Aliás, faço aqui uma analogia entre o prestidigitador Lula e aquele outro mágico que se intitula Bispo, mas que, de uns tempos para ca, desde quando inaugurou casa nova, tem se vestido como rabino (kekeke!!!). continuar lendo

parabéns pela sua apreciação, puna se os corruptos, mas pedir impeachment em razão das noticias da grande imprensa é demais, junte-se a redundancia dos dois artigos do articulista batendo na mesma tecla. continuar lendo

Adorei, Jadson Viana! O JusBrasil deveria melhor selecionar seus comentaristas! Não merecemos isso! continuar lendo

Elbf Britto
Veja como você é contraditório.
Se a Petrobrás fosse "dada" ,na época, assim como a Vale, não teríamos os lucros que tivemos com ela que só no ano de 2011 gerou lucro de 33 bilhoes.
O lucro de todos esses anos seria dos gringos, como foi com a Vale, a qual poderia dar tanto lucro quanto a Petrobrás, mas que à época dava pouco pelo fato de ser sucateada justamente para usar como desculpa para ser vendida. (vide comentário da Cristina)
Por fim, a Vale estava estimada em 90 bilhoes e foi vendida por 3, sendo que em apenas 6 meses os compradores já tiraram os 3 bilhoes pagos. Legal né? continuar lendo

Então quer que continue assim? Basta tentar misturar as coisas, comparar roubalheiras, culpar o passado e se nivelar por baixo? Acho que não! Na verdade, devemos repudiar o que está ocorrendo HOJE. Se no passado não tivemos a mesma eficiência, ou a mesma inteligência, mas que agora não aceitemos. A roubalheira pública é escancarada. Temos que ficar quietos? Nós acomodarmos e simplesmente dissertar que "sempre foi assim"? Essa é a mudança? Se igualar ao que não presta! Os próprios apoiadores do atual Governo não tem mais argumento. Estão conformados em comparar a atual gestão, com o que não prestava na gestão passada. Isso é Governar? Ver quem faz pior? É por isso que a doença chamada política não tem vacina, trata-se de um vírus que cega, se auto mutila, mas, também adormece, para que assim, nunca sintam na pela o absurdo que está ocorrendo, conseguem desviar a responsabilidade para o antecessor ou mesmo para próximo, pois são incapazes de perceber, que ficou muito pior o assalto aos cofre públicos. Mais tarde, a historia apontará o atual Governo Federal, como sendo o pior em todos os tempos. continuar lendo

Fernando, eu nunca joguei xadrez, que dirá com pombos. Acho que só o Lobão teve essa façanha.

Mas concordo ser uma pena que não se discuta os temas (corrupção, Reforma Política,...) e sim qual partido é mais corrupto, qual partido merece ter presidente da república, nem que tenhamos que criar uma justificativa para impedimento da candidata recém eleita pela maioria dos votos...

Enquanto isso, lava jato segue investigando quase todos os partidos, grandes empresa, e o Congresso segue com sua conduta corrupta. continuar lendo

Fernando, eu nunca joguei xadrez, que dirá com pombos. Acho que só o Lobão teve essa façanha.

Mas concordo ser uma pena que não se discuta os temas (corrupção, Reforma Política,...) e sim qual partido é mais corrupto, qual partido merece ter presidente da república, nem que tenhamos que criar uma justificativa para impedimento da candidata recém eleita pela maioria dos votos...

Enquanto isso, lava jato segue investigando quase todos os partidos, grandes empresa, e o Congresso segue com sua conduta corrupta.. continuar lendo

Achei os argumentos pouco convincentes juridicamente falando, e fora da lógica de uma pessoa normal, aqui entendida como uma pessoa que não toma partido no sentido literal. Quem está contra o governo enxerga o que quer, e encontra "pelo em ovo", ou seja, se um bêbado qualquer disser que viu ou ouviu a Dilma cometendo algum crime, isso será motivo de alarde.
Para advogados e juristas a situação é bem complicada, pois temos o dever de enxergar o processo como deve ser, e não como queremos que seja. Pois isso refletirá em futuras decisões e inclusive pode se voltar contra nós mesmos.
Uma pessoa aparentemente sem moral alguma, que cada hora depõe de um jeito, mas que de fato não dá nada consistente simplesmente acusa a presidenta e isso é motivo para impeachment?
Acho que investigação é necessária e providencial, mas deve ser feita da forma correta, e a punição aplicada quando efetivamente constatado que houve participação da presidenta.
O caso Collor na minha opinião não é motivo de orgulho e sim de vergonha, pois apesar de sofrer um impedimento político, além de absolvido nunca se saberá se efetivamente cometeu algum crime. Mas a justiça o absolveu, o que já coloca em dúvida a decisão do Congresso. Sair às ruas, pintar a cara e fazer "oba oba" pode culminar em coisas muito graves, como por exemplo a derrubada de um governo eleito pela maioria pelo simples fato de uma minoria não aceitar a derrota. continuar lendo

CONCORDO TOTALMENTE. Faço minhas, suas palavras. Ainda bem que temos pessoas conscientes por aqui. continuar lendo

thanks, God, mais uma pessoa coerente por aqui. continuar lendo

No meio de tanta bobagem, pelo menos um posicionamento decente! continuar lendo

Seus argumentos são fortes, no entanto o Brasil a seculos sofre com as ratazanas. Enquanto a polícia não ter autonomia financeira, e o Judiciário com outros ser beneficia do sistema com privilégios, esse país continuara subdesenvolvido. continuar lendo

Seguramente, você tem toda razão. O mais triste são pessoas com as credenciais do autor tornar público um texto cheio de contradição mais recheado de teorias para camuflar um vício grotesco na parcialidade política. O artigo traz a tona a fragilidade de um julgamento político. a necessidade de se avançar para evitar o SUPLÍCIO, as condenações políticas, que não se sustentam tecnicamente.
Lamento, mas qualquer pessoa séria estaria buscando cautela para evitar promoção de vinganças sociais, advindas de julgamentos frágeis, que a história revela como ERRO, apenas um oportunismo político.
Parabéns pelo cometário continuar lendo

Parábens. Você foi perfeita em sua colocação. continuar lendo

Vivian Cristina, fico feliz em saber que não sou o único a pensar assim. continuar lendo

Vivian, e se os depoimentos incriminando, seja quem for - até mesmo a presidente - não for apenas UM depoimento de UMA pessoa, mas sim, VÁRIOS depoimentos e de VÁRIAS pessoas? Poderíamos acreditar que se tratam de vários testemunhos sobre o mesmo fato? Poderíamos acreditar que não se trata do depoimento de "um bêbado" qualquer?

Será que prejuízos de muitos bilhões de dólares de uma empresa brasileira que se encontra sob a administração de um partido, pode ser julgado como "pelo em ovo"???

Existe toda uma tentativa de "banalizar" os acontecimentos para que não se busque encontrar os responsáveis, que aliás, todos sabemos quem são, mas fizeram e fazem um bom "trabalho" na tentativa de apagar os "rastros" deixados, e o pior, temos um "bando" de coniventes, e sempre tentando polarizar e disputar o "tamanho das corrupções" entre PT e PSDB.

A diferença é que muitos não conseguem perceber que não estamos lidando com o "fanatismo" do futebol, algo completamente inconsequente para nosso futuro, estamos lidando com o futuro do pais, de nossos filhos e netos, mas alguns insistem no "fanatismo" político ao invés de tentar usar a razão e a lógica....
Danem-se os partidos, danem-se os políticos e suas ideologias, vamos pensar no Brasil e naquilo que poderemos deixar para a nossa prole. continuar lendo

Prezado José Carlos,

Tive o prazer de, por mera sorte, clicar em seu comentário. Fico feliz por encontrar pessoas que veem a questão de uma forma simples, sem distorcer as realidades fáticas demonstradas por convicções partidárias.

Um grande abraço e tenha um belo carnaval!

LS. continuar lendo

Caro Leonardo, já houveram artigos seus com os quais não concordei integralmente, porém, na grande maioria deles eu posso lhe dar os parabéns.
Agradeço seu comentário, e realmente me incomoda muito o fanatismo político, não tenho preferencia por partidos políticos, busco, na medida do possível, encontrar o político que tenha o "melhor performance entre os poucos confiáveis que temos"...na verdade, em minha opinião não temos muitas opções.

Um bom Carnaval a você também.

Abraços

José Carlos continuar lendo

Sr Jose Carlos, em minha opinião, livre e limpa de preferências políticas, se não for apenas um depoimento, se forem vários depoimentos tomados dentro dos trâmites corretos, se houver indícios fortes e não apenas dúvidas jogadas ao ar, então sim, é justo um processo de impeachment. Mas ao que consta não foi o que apareceu até agora, não é?
Ademais, não me consta ter encontrado na legislação que prejuízo de bilhões seja crime imputável à presidenta sem que ela efetivamente tenha participação direta. Tem corrupção do PT? Provavelmente, mas uma coisa não chega a outra, e qualquer advogado que afirme isso deve entregar sua OAB, pois lutamos pela justiça e não por caçada a bruxas. E justiça é respeitar o devido processo legal, por mais que isso doa. continuar lendo